57% das instituições federais têm notas máximas em índice de qualidade do Inep

Serviço Público

As instituições federais tiveram 56,8% de seus cursos de graduação com as mais altas notas no sistema de avaliação do Ministério da Educação em 2018. Esse percentual é de 28,5% nas privadas com fins lucrativos.

Os dados compõem o CPC (Conceito Preliminar de Curso). É feito com base no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). As informações foram divulgadas nesta 5ª feira (12.dez.2019) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Eis a íntegra.

O conceito tem uma escala de 1 a 5. Os cursos com nota 1 e 2 são considerados insatisfatórios e podem ter a autorização de funcionamento comprometida. Já as notas 4 e 5 representam os intervalos de melhor qualidade.

Leia aqui a classificação de todas as universidades.

Tiveram conceito calculado no ano passado 8.520 cursos. A cada 3 anos 1 grupo de graduações é avaliado. Fazem parte desse ciclo de avaliação cursos de 27 áreas.

De acordo com o Inep, ao levar em conta todas as instituições (públicas e privadas), a maioria (56,6%) está na nota 3. Uma parte (33,4%) está com notas 4 e 5. E 9,9% se posicionam nas notas 1 e 2.

No recorte por região, o destaque é para o Centro-Oeste: 3% dos cursos conseguiram a nota 5. É quase o dobro em comparação ao Nordeste, Sudeste e Sul, todos com 1,7% dos cursos com conceito máximo. O Norte fica em último, com 0,9%.

O Inep também divulgou o IGC (Índice Geral de Cursos), feito com 2.052 instituições de ensino. Segundo o órgão, 12,9% das instituições tiveram IGC 1 ou 2. O índice 3 reúne a maior parte das instituições (63,6%). Na outra ponta, 23,3% obtiveram índices 4 ou 5.

Segundo o documento, 68,6% das federais estão com as duas notas mais altas, 4 e 5. O percentual é de 18,1% entre as privadas com fins lucrativos.

 

Fonte: Poder 360

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu