Agência Servidores lança ação #servicopublicofazadireferenca

Campanhas

Na pandemina do Covid-19 torna-se clara a relevância dos serviços públicos de saúde, de seus quadros de profissionais servidores públicos e de suas estruturas de atendimento, assim como de seu caráter insubstituível no amparo a toda e qualquer pessoa, independente de classe econômica, social ou laboral, esteja onde estiver no território brasileiro.

Na crise atual fica evidente o papel feito pela rede de segurança social e capacidades do Estado:  seja buscando soluções em materiais e remédios internamente e em todo mundo para suprir a situação, seja liderando flexibilizações nos compromissos a pagar pelas empresas através do exemplo de seus bancos públicos, seja pela ação política de decretos de emergência que regulem as relações e contratos durante o período, seja no acolhimento aos necessitados em sua rede receptiva de assistência, e toda uma gama de serviços públicos em funcionamento, enquanto um parte expressiva da sociedade recolhe-se à quarentena.

Um exemplo é a Fundação Fiocruz, que com sua expertise única no país em pesquisa e biotecnologia, foi capaz de produzir com rapidez um modelo de teste para identificar o Coronavírus, inédito no mundo, com diagnóstico em apenas 15 minutos, agora em fase de industrialização, pela própria Fundação e terceiros contratados.

Para sublinhar esse aspecto, a Agência Servidores está lançando uma sequência de participações de opinião e contéudos, capazes de evidenciar a importância de um Estado à altura dos desafios de gerar ciência, suporte ao cidadão, amparo social e boas políticas públicas.

Abaixo depoimento de Carlos Fidelis, Diretor da Asfoc – Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Fiocruz – contribui com seu relato neste momento de crise, como reflexãosobre nossa expectativa a respeito do Estado que queremos.

 

 

Leia também!

Ciência e Tecnologia pedem socorro em plena pandemia

O tecnologista, historiador e mestre em história política e social pela UERJ, José Benito conversou com a Agência Servidores

Read More...

Giro Brasil – Servidores em Rede discute a defasagem e os ataques às carreiras da Ciência e Tecnologia

O Giro Brasil – Servidores em Rede nesta quarta-feira (10 de julho) discutiu a defasagem e os ataques às

Read More...

Reforma administrativa ainda é prioridade de Paulo Guedes

O congelamento de salários de servidores públicos de todo o país (União, estados e municípios), até o fim de

Read More...

Mobile Sliding Menu