O ano em que a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental completa 30 anos foi marcado pelo maior desafio em termos de políticas públicas dos últimos tempos: enfrentar a pandemia de Covid-19, que instalou uma crise multidimensional e cobra ação estatal responsiva.
Foi nesse cenário, desde que a OMS declarou pandemia, que se construiu “Políticas Públicas: Análises e Respostas para Pandemia”. A publicação organizada pelos dirigentes da ANESP (Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental) Leonardo Prudente, Márcia Muchagata e Pedro Pontual sistematiza o esforço de 23 servidores/as públicos/as do governo brasileiro, especialistas, de distintas áreas, em diagnosticar e formular políticas públicas para questões que vão além da crise sanitária.
A publicação estará disponível para download no site anesp.org.br a partir desta terça, 13 de outubro, e no link logo abaixo.
O livro reúne 11 artigos organizados em quatro grandes temas. Inclusão, Trabalho e Renda traz artigos sobre as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, mercado de trabalho e negócios de impacto. Gênero, Trabalhadoras e Violência Doméstica compõem a segunda parte com artigos que abordam a situação das trabalhadoras na saúde, das trabalhadoras domésticas e da violência doméstica na pandemia. A terceira parte, Educação Superior e Cultura, traz artigos sobre os desafios da Educação Superior, da política de audiovisual e do acesso a museus. Na quarta e última parte, o livro apresenta o tema Mobilidade e Aviação Civil a partir da análise dos impactos na aviação civil, das políticas que amparam o setor e da mobilidade urbana.
“O enfrentamento a uma crise sem precedentes como esta só pode se dar por meio de um Estado melhor. E um Estado melhor se constrói com uma burocracia qualificada, reflexiva, com capacidades gerenciais, políticas e analíticas, que consigam contribuir para a construção das capacidades estatais necessárias para enfrentamento desse e de tantos outros desafios que temos no país.”, destaca a pesquisadora e professora da FGV, Gabriela Lotta, ao prefaciar a publicação.
É também com esse espírito que o presidente da ANESP, Pedro Pontual, apresenta o livro. “Esta publicação reforça a missão da ANESP em projetar a carreira de EPPGG como uma referência em gestão de políticas públicas no país. Com ela, evidencia-se o papel que EPPGGs têm na formulação e na implementação de ações, programas e políticas capazes de concretizar os princípios e os valores da nossa República, elencados na Constituição Federal”, afirma.
FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: Anesp