Em entrevista exclusiva à Agência Servidores, a deputada federal Érika Kokay, do PT do Distrito Federal, afirma que o servidor público é a solução para o país: “Não é verdade que a maior despesa do Estado são os servidores”. Segundo ela, o governo procura inimigos imaginários para destilar seu ódio.
A deputada lembra que servidores estão colocando suas vidas em risco no enfrentamento à pandemia: “A agenda do governo é ‘austericida’. Nós estamos vivenciando uma falácia de ventrículos do sistema financeiro”.
Entre outros temas, a parlamentar reforça que as medidas econômicas do ministro Paulo Guedes não deram resultado: “As reformas da Previdência e Trabalhista não representaram nenhum crescimento para o Brasil. Não é verdade que estávamos alçando voos. Agenda do Paulo Guedes não impediu o crescimento do desemprego”.
Sobre o combate à pandemia, Érika Kokay fala em “desumanização” do governo Bolsonaro. “O governo atua para escamotear sua incompetência tentando responsabilizar os servidores que tanta contribuição dão à população. Há uma insensibilidade patológica que permeia o Palácio do Planalto”, afirma.
Kokay diz que Paulo Guedes é o “verdadeiro parasita”, trabalhando apenas para os mais ricos, os banqueiros, as instituições financeiras, o capitalismo selvagem. A declaração é referência à uma fala do ministro, que em fevereiro comparou servidores públicos com parasitas, ao defender sua concepção de reforma administrativa. O discurso repercutiu em fortes represálias por parte de entidades do serviço público.
Congresso Live é um programa em que a Agência Servidores traz, todo sábado, um parlamentar concedendo entrevista ao vivo. Nessas lives o interesse é discutir o serviço público, as carreiras públicas e o Estado brasileiro, com participação aberta do público para a realização de perguntas.
Se inscreva nos canais da Agência Servidores no Facebook e YouTube para não perder as próximas edições.
Assista a entrevista completa com a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) logo abaixo: