Em entrevista exclusiva à Agência Servidores, na manhã de hoje (17), o deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio de Janeiro, afirma que a Lava Jato atuou como “instrumento de ataque à democracia brasileira”, ao comentar a carta – assinada por ele e outros 70 deputados – na qual pedem a parlamentares americanos que cobrem informações do governo dos Estados Unidos sobre a cooperação entre o FBI e a Lava Jato: “A cooperação foi ilegal e traz necessidade de responsabilização de integrantes da operação (Lava Jato)”.
Sobre o combate à corrupção, o parlamentar defende a ampliação do acompanhamento social – “poder do povo” – e aponta que o sistema representativo brasileiro “está falido”. Observa, no entanto, que a falência do sistema precisa ser vencida com a organização social.
Para o deputado, a política econômica e as reformas propostas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, visam “ao desmantelamento do serviço público brasileiro”. “Na hora H as pessoas precisaram do SUS”, diz.
Glauber também afirma que a esquerda precisa ter um plano mais específico de contraponto às políticas de Guedes e Bolsonaro: “A briga que a gente perde é aquela que a gente se abstém de fazê-la”. Na entrevista, o parlamentar do PSOL também defende pressão sobre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para abertura do processo de impeachment contra Bolsonaro e critica a subordinação do governo do governo brasileiro aos Estados Unidos.
Congresso Live é um programa em que a Agência Servidores traz, todo sábado, um parlamentar concedendo entrevista ao vivo. Nessas lives o interesse é discutir o serviço público, as carreiras públicas e o Estado brasileiro, com participação aberta do público para a realização de perguntas.
Se inscreva nos canais da Agência Servidores no Facebook e YouTube para não perder as próximas edições.
Assista a entrevista completa com o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) logo abaixo: