Estudo do Sindireceita estima que desemprego no Brasil é o dobro do que afirma o governo

Agência Servidores, Entrevistas

O Presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Geraldo Seixas, conversou com a Agência Servidores para comentar a pesquisa inédita de um grupo de estudos da entidade. Nesse trabalho, os especialistas concluíram que o desemprego real, no país, pode chegar ao dobro do que dizem os números oficiais. Para ele, a informalidade não é só um problema trabalhista, porque atinge diretamente a questão previdenciária e deve pautar as discussões em torno da reforma tributária.

Geraldo Seixas diz que a pesquisa inclui nos cálculos do desemprego os desalentados, que não aparecem nos números oficiais. E alerta que a crise gerada pela pandemia deve fazer aumentar ainda mais esses números. “Algumas pessoas anunciam como uma vitória, o empreendedorismo, mas em muitos casos isso é puramente informalidade. São pessoas que trabalham, geram renda, não contribuem para a previdência, nem recolhem impostos. Por isso o desafio é trabalhar para diminuir ao máximo essa informalidade, porque só assim os sistemas serão viáveis, principalmente a previdência”.

Saiba mais sobre o estudo do Sindireceita aqui.

Assista a entrevista completa com Geraldo Seixas logo abaixo:

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu