O ex-deputado Luiz Carlos Hauly continua oferecendo os seus serviços ao Congresso Nacional. Autor de um dos textos mais importantes da reforma tributária e defensor do IVA – Imposto Sobre Valor Agregado – ele conversou com a Agência Servidores a respeito de suas expectativas, com o Congresso retomando o debate nesta semana. O consultor tributário diz estar esperançoso de que o Congresso resolva recolocar o assunto em discussão, porque uma reforma, segundo ele, pode ajudar o país a sair da enorme crise econômica que vivemos.
Chamando a reforma tributária de “mãe das reformas”, por ser “a única que ainda não fizemos”, Hauly opina que o atual sistema tributário. “da maneira que ele é composto, interfere na formação relativa de preços e, com isso, com a concorrência. Ele matou o capitalismo brasileiro”.
Para o economista, o Brasil pode “dobrar a exportação de commodities nos próximos 10, 12 anos”, além de “dobrar a produção de comida para o mundo”, isso “sem mexer em um metro quadrado de terras, aumentando apenas a produtividade nas terras já abertas”. Para atingirmos esse potencial, na opinião de Hauly, “a vacina para o Brasil quebrado é a PEC 110/2019, a PEC da Reforma Tributária”. O ex-deputado lembra que a proposta “é filha da PEC 293/2004”, a qual ele foi relator em 2018.
Confira a entrevista completa logo abaixo: