A Diretora Executiva do Sind-Saúde MG (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Minas Gerais), Neuza Freitas, conversou com a Agência Servidores sobre a situação da pandemia do novo coronavírus. Ela contesta a propaganda do governo mineiro de que o estado vive uma situação tranquila. Segundo Neuza, o que vem sendo apresentado não é verdadeiro e os principais hospitais da rede pública sofrem com carência de estrutura, de equipamentos e, especialmente, com a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Neuza destaca que Belo Horizonte vive uma situação menos caótica, porque o prefeito fez frente ao governador e conseguiu cumprir as orientações da OMS e outras autoridades sanitárias, garantindo o necessário distanciamento social. Mas a situação em outros municípios não é tranquila, e muitos voltam à normalidade com enormes riscos para as populações.
Ela também acusa o governo do estado de ter montado um gigantesco hospital de campanha sem a menor estrutura. Com camas da década de oitenta, que sequer podem subir as cabeceiras. Enquanto esse hospital vazio serve para a propaganda, ela garante que “as camas estão todas cobertas para as imagens, enquanto faltam lençóis para os pacientes internados nos hospitais que funcionam”.
Acompanhe a entrevista completa aqui: