Fenapef publica nota de repúdio à fala do ministro Paulo Guedes

Carreira, Entidades em Ação, No Governo

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) emitiu hoje (18) nota de repúdio à fala que o ministro da Economia, Paulo Guedes, proferiu na última sexta-feira. Em coletiva no Palácio do Planalto, Guedes afirmou que a blindagem de certas categorias a reajustes salariais no momento, como buscam os policiais, era tentativa de “saquear” o Estado, comparando as categorias a “assaltantes”.

Confira a nota da Fenapef:

Nota de Repúdio – Federação Nacional dos Policiais Federais

A Federação Nacional dos Policiais Federais vem a público repudiar veementemente a fala do ministro Paulo Guedes na última sexta-feira, 15. O ministro da Economia comparou os servidores públicos a “assaltantes” e disse que não irá pagar mais para que policiais “exerçam sua função”. Além disso, insinuou que os servidores públicos estão saqueando o País, fazendo exploração política e “subindo em cadáveres para fazer palanque”.

Ao contrário do que disse o ministro, não somos criminosos. E sobre subir em cadáveres, talvez essa seja a especialidade de quem se furta à responsabilidade de enfrentar a grave pandemia que nos atinge, jogando nas costas de quem está na linha de frente a responsabilidade por soluções que os gabinetes refrigerados não encontram.

De um comandante, espera-se serenidade para enfrentar os problemas, não agressões repetidas. Já fomos chamados de parasitas. Agora, de assaltantes e saqueadores. Não aceitamos os adjetivos.

A catástrofe deve ser enfrentada com a serenidade que o País espera. Ataques à honra, à credibilidade e à dignidade dos servidores públicos não resolverão o problema de caixa do Governo Federal. É uma solução fácil, mas indigna, vinda de alguém de quem a sociedade espera atitude de chefe de uma das Pastas mais importantes da Esplanada. Os brasileiros querem uma saída e não ataques gratuitos.

Os policiais federais trabalham todos os dias enfrentando bandidos. Recusamo-nos e não aceitamos ser comparados a eles.

São os policiais federais, os servidores públicos que atuam diuturnamente nos portos, aeroportos e fronteiras do Brasil, correndo inúmeros riscos de vida no combate aos mais diferentes crimes cometidos por “assaltantes” da tranquilidade de milhões de brasileiros.

Isto posto, os policiais federais, que têm muita honra em ser servidores públicos, só têm a lastimar posturas irresponsáveis e levianas por parte daquele que deveria oferecer estratégias econômicas que contribuam para melhorar a vida de milhões de brasileiros no período mais crítico vivido pelo Brasil e pelo mundo.

A Fenapef apela pelo fim das agressões à categoria em nome do mercado financeiro e aguarda uma postura de gestor público, que reconhece a importância e mantém o respeito por todos que compõem sua equipe, os servidores públicos de todo o Brasil.

Brasília, 18/5/20

Federação Nacional dos Policiais Federais

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado