O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no Congresso Nacional, fala com a Agência Servidores sobre o trabalho que os parlamentares têm feito, aproveitando as boas relações desenvolvidas por ele com os chineses, na tentativa de trazer para o país a fabricação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo).
Com isso, a expectativa é de que as doses possam ser produzidas no país, agilizando a distribuição e diminuindo a necessidade de importação das vacinas completas. O IFA da CoronaVac, imunizante que está sendo atualmente o mais distribuído no Brasil, é importado da China. No Brasil a vacina é representada pelo Instituto Butantan, ligado ao governo do estado de São Paulo.
Pinato relata que a China vem, “sem necessidade”, sendo atacada por “uma ala extremista que dá sustentação ao atual governo federal”, dificultando as relações com o país. O parlamentar também lembra que a China é o maior parceiro do Brasil no agronegócio. “Esse radicalismo dessa extrema-direita olavista de certa forma nos prejudicou muito”, diz.
O deputado federal diz que o governo Bolsonaro “se preocupa muito em dar palanques para outras pessoas e países”, mas que deveria se preocupar em mais com o interesse do nosso país, em cuidar da saúde de sua população.
Confira a entrevista exclusiva e completa logo abaixo: