Governo do DF oficializa política para acolhimento de servidores dependentes químicos

Ações, No Governo

Com foco na promoção da saúde mental e na prevenção do adoecimento psíquico por uso de substâncias químicas entre servidores, o Executivo local publicará um decreto para oficializar a criação do Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ). A proposta, voltada a funcionários públicos, será regulamentada nesta sexta-feira (29/1), às 11h, no Palácio do Buriti.

Promovido pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida e pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho— ambas vinculadas à pasta de Economia do DF—, o programa funcionará para prevenir e prestar assistência a servidores com algum problema relacionado à dependência de substâncias aditivas.

O decreto assinado nesta sexta-feira (29/1) servirá para regulamentar e atualizar o PADQ, especificando princípios, objetivos, subprogramas e diretrizes. A iniciativa funcionará de maneira integrada, para servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal. Esse público poderá ser acolhido, de acordo com o grau de dependência, e encaminhado para o modelo de tratamento psicoterápico mais adequado. Também haverá ações preventivas.

O PADQ funciona desde 2011, mas dependia de um decreto para ter diretrizes e ser reconhecido como uma política pública. O programa dispõe de equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que oferecem apoio aos funcionários públicos e respectivas famílias.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: Correio Braziliense

Leia também!

Evento Live das Carreiras Públicas do SUS – Nesta terça, 8h30

No próximo dia 24 de maio ocorrerá de forma live o evento "Encontro de Lideranças das Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu