Governo engaveta debate sobre carreira e IBGE não informa os trabalhadores

Entidades em Ação, No Governo

Só agora, em meados de setembro, chegou ao conhecimento da Executiva Nacional da ASSIBGE-SN que o governo, através do Ministério da Economia, simplesmente suspendeu as negociações sobre reestruturação da carreira dos servidores do IBGE. O documento é de 9 de maio – portanto, tem quatro meses – e até a presente data a Direção do IBGE sequer comunicou a decisão do governo aos trabalhadores.

Lembramos que o debate sobre a carreira foi uma conquista de nossa greve de 2014. No final daquele ano ficou acertada uma proposta entre ASSIBGE-SN e IBGE para a reestruturação da carreira dos servidores do IBGE e a formação de uma comissão tripartite, envolvendo também o então Ministério do Planejamento.

De lá para cá, entre idas e vindas, muito pouca coisa avançou, mas a discussão da carreira estava assegurada e constava na pauta de todas as reuniões entre Sindicato, IBGE e Ministério, criando expectativas na categoria. Na única reunião com a atual Presidente do IBGE, em 28 de março, mais uma vez o Sindicato cobrou a retomada da Comissão Tripartite. O impressionante é que um dos negociadores do governo entrou em contato com o Sindicato, em julho, e sequer mencionou a decisão do governo.

Não se sabe o que é pior: a atitude do governo, suspendendo as negociações sem sequer comunicar a ASSIBGE-SN, ou a da Direção do IBGE, que omitiu o fato dos trabalhadores. Afinal, a Presidente que toda a semana publica cartinhas otimistas dirigidas aos ibgeanos esqueceu de informar a decisão do seu governo? Ou será que o tema é tão secundário que sequer merece a atenção da Direção do IBGE?

Cabe ressaltar que, apesar dos inúmeros ofícios protocolados, faz mais de cinco meses que a Direção do IBGE se nega a agendar reunião com o Sindicato.

Da parte da ASSIBGE-SN reafirmamos a importância da reestruturação da carreira do IBGE, sem o que não pode haver estímulo e reconhecimento efetivo da importância dos seus servidores. Por isso, é vital que a Direção do IBGE se posicione a favor desta que é uma reivindicação fundamental para toda a categoria, cobrando do governo que respeite o acordo firmado com o Sindicato e retome as negociações.

Confira aqui a íntegra do comunicado do Ministério da Economia ao IBGE

 

Com informações de ASSIBGE-SN

 

Leia também!

Evento Live das Carreiras Públicas do SUS – Nesta terça, 8h30

No próximo dia 24 de maio ocorrerá de forma live o evento "Encontro de Lideranças das Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu