Live Painel ASFOC discute a situação da pandemia no Amazonas e Rio de Janeiro

Agência Servidores, Live, Pelo País

Os ex-senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Lindbergh Farias (PT-RJ) foram os convidados do Live Painel ASFOC desta terça-feira (12), uma parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN) com a Agência Servidores. Em pauta estiveram as situações dos estados do Amazonas e Rio de Janeiro, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ambos os ex-parlamentares criticaram as ações do governo federal, especialmente em relação ao presidente da República. Sua atitude frente à pandemia é tida como catastrófica, incentivando a população a furar o isolamento social, botando os cidadãos e o sistema público de saúde em risco.

Também foram condenadas as decisões do chefe do Executivo em “dar migalhas aos mais pobres, e rios de dinheiros aos mais ricos”, nas palavras de Vanessa Grazziotin. A ex-senadora também destacou a incapacidade e inoperância do governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), em inserirem medidas eficientes para o controle da situação no estado.

Lindbergh Farias destacou que a luta deve ser humanitária, mas o mercado financeiro tem insistido em discursos que botam a população mais carente em risco, destacando falas do empresariado de que “o ápice do contágio já passou nas classes mais ricas, e que então a atividade econômica deveria ser retomada”. Para Lindbergh, estamos caminhando para uma tragédia humanitária, pela irresponsabilidade do presidente.

O ex-senador também parabenizou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ao tomar uma “atitude corajosa, comprando briga com o governo federal” para levar insumos necessários ao sistema de saúde maranhense.

A série Live Painel ASFOC tem como objetivo levar, ao vivo, debates de interesse público,  sobre os setores de Saúde, Pesquisa, Ciência e Tecnologia. O programa de hoje, como em todas as edições, teve também a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN), Paulo Garrido, com a mediação de Sergio Lerrer, jornalista da Agência Servidores.

Assista o programa completo logo abaixo:

 

Leia também!

Evento Live das Carreiras Públicas do SUS – Nesta terça, 8h30

No próximo dia 24 de maio ocorrerá de forma live o evento "Encontro de Lideranças das Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu