O ex-ministro da Saúde (2007-2011) José Gomes Temporão diz à Agência Servidores que – ao contrário do que se pensa – “sabemos onde estamos”. Ele afirma que os pesquisadores têm ferramentas de estatística para afirmar que estamos apenas no começo da subida da curva de infecções e mortes. Ele explica que o mês de maio deverá mostrar isso. “O que não sabemos, pelas características do Brasil, é a que velocidade isso vai acontecer”.
Mesmo assim, o ex-ministro e pesquisador titular aposentado da Fundação Oswaldo Cruz garante que o país não voltará à normalidade antes de julho. Uma normalidade que, alerta, não será a “normalidade” como a conhecíamos. Para ele vai demorar bastante para voltarmos a ter aglomerações em bares e festas e até público esportivo. E assegura que teremos que usar máscaras de proteção durante um bom tempo.
O ex-ministro destaca que os números de maio podem ser muito altos. Mesmo conhecendo o que aconteceu em outros países, a taxa de isolamento deveria estar em 70% e não chega a 50%. Com isso ele acha difícil que, em cidades importantes como São Paulo e Rio, seja possível achatar a curva de infecção.
Assista ao vídeo completo aqui: