Planalto estuda criar norma para processar servidores por postagens em redes sociais

Ações, No Governo

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) estuda criar uma norma para permitir que o governo processe servidores públicos conforme publicações em seus perfis pessoais na internet.

Segundo a instrução normativa, publicada pelo jornal O Globo, “os servidores e prestadores de serviço devem conhecer e cumprir a norma de uso seguro de mídias sociais do órgão ou da entidade em que trabalham ou prestam serviço e devem compreender que sua atividade nas mídias sociais pode potencialmente impactar a imagem e a reputação da organização”.

Em seguida, o parágrafo único do artigo assinala: “O servidor público federal poderá ser processado por atos ou comportamentos praticados em mídias sociais, inclusive na sua vida privada, desde que os atos ou comportamentos praticados guardem relação direta ou indireta com o cargo ocupado, com as suas atribuições ou com a instituição à qual está vinculado”.

Na semana passada, o MPF (Ministério Público Federal) instaurou procedimento para buscar informações sobre o monitoramento de 579 opositores do governo Bolsonaro.

Uma nota técnica da Controladoria-Geral da União (CGU) defende que a divulgação por servidores federais de “manifestações críticas ao órgão ao qual pertença” em suas redes sociais são condutas passíveis de apuração disciplinar.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: Yahoo

 

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu