PLC que prevê ajuste nas contas e muda regras de servidores do Rio de Janeiro deve sair da pauta da Câmara

Carreira, Nas Câmaras Municipais, Serviço Público

Apesar de previsto para entrar na pauta de amanhã da Câmara de Vereadores, o Novo Regime Fiscal do Município do Rio (PLC 04/21), proposto pelo governo Paes, não deve ser votado. Até o momento, não há consenso entre os parlamentares sobre o texto. Com mecanismos para o ajuste das contas públicas, a matéria também mexe com as regras do funcionalismo. Além disso, nos bastidores, ainda há polêmica sobre algumas atribuições do Poder Legislativo que estariam sendo afetadas pelo projeto.

A proposta estabelece metas e ações a serem adotadas de acordo com a situação financeira da cidade dentro da chamada Capacidade de Pagamento (Capag) — classificação feita pelo governo federal com base em critérios como endividamento, poupança e liquidez da gestão municipal.

O conceito pode variar de D até A. O Rio, que já teve a nota B, atualmente está na categoria C, o que impõe limitações para a cidade conseguir financiamentos da União, por exemplo.

Atendendo ao pleito das categorias, os vereadores entraram em acordo com o governo, ainda no início das discussões, e suprimiram do PLC o trecho que previa congelamento salarial e da contagem dos triênios. 

CATEGORIAS PEDEM MAIS MUDANÇAS

Os servidores, no entanto, seguem apontando outros dispositivos que afetam o funcionalismo. Ao todo, são oito itens, entre eles os que tratam da previdência (com permissão para adequação das regras locais às federais), do impedimento de concursos, da dupla regência e da migração dos professores.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: O Dia

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu