Nesta entrevista à Agência Servidores, a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, denuncia: A PEC 10 esconde um dos maiores golpes financeiros dos últimos tempos. Segundo ela a proposta autoriza o Banco Central a comprar títulos podres que estão em poder dos bancos há 15 anos e que, sem correção, vão custar R$ 1 trilhão. Com a correção, essa conta chegará a muitos trilhões e vai fazer o estoque da dívida crescer de forma absurda.
Maria Lucia Fattorelli diz que o Brasil deveria suspender imediatamente o pagamento dos juros e fazer uma auditoria séria para desvendar os esquemas que fazem o estoque da dívida subir. “Em vez disso, o que faz o ministro Paulo Guedes? Prioriza o pagamento dos juros. Mas sabemos que, quem vive de juros, pode esperar. Quem vive de salário; não.”
Ela alerta que a proposta do governo é congelar os salários dos servidores. E que eles é que vão pagar a conta. “Paulo Guedes propõe vender reservas internacionais para pagar os juros. Vai torrar nossas reservas para pagar uma dívida ilegítima e a classe trabalhadora é que vai pagar a conta”, conclui.
Veja a entrevista completa aqui: