A Afipea (Associação dos Funcionários do IPEA) tem assinado uma série de publicações, com o objetivo de trazer informação de qualidade a temas pertinentes do debate público. A série Pílulas de Bom Senso: use sem moderação ,em seu quinto caderno, foca na PEC 186/19, chamada de PEC Emergencial, que ameaça retirar direitos dos servidores públicos.
Na publicação, 10 artigos mostram que os gastos sociais, e mesmo os gastos correntes com custeio da máquina pública, ainda que possam ser racionalizados, são mais complementares do que concorrentes ao crescimento da economia. Os autores demonstram que estes gastos impactam positivamente a renda privada, a renda domiciliar e até mesmo a arrecadação tributária.
Confira aqui a publicação “Apontamentos crítico-propositivos ao substitutivo do Senado para a PEC 186/2019 dita Emergencial“
Bráulio Cerqueira, presidente da Unacon Sindical, é autor de um desses artigos. O Auditor Federal de Finanças e Controle conversou com a Agência Servidores, onde mostrou sua opinião de qual deve ser o “bom senso” na administração pública, neste momento delicado de pandemia do novo coronavírus: