Segundo episódio da minissérie Nosso SUS recebeu três ex-ministros da Saúde

Agência Servidores, Entidades em Ação, Pelo País, Serviço Público

Aconteceu na última quinta-feira (6) o segundo episódio da minissérie Nosso SUS, uma parceria da Agência Servidores com a Anfip, a Asfoc, o Fonacate e o Sindilegis. Na ocasião, o evento recebeu 3 ex-ministros da Saúde, que reforçaram a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

O inédito evento digital terá no total 6 episódios, transmitidos AO VIVO às quintas-feiras, colocando o SUS em foco para o desenvolvimento de melhores políticas públicas para a saúde. Mais informações sobre o evento Nosso SUS em www.nossosus.com.br

Confira trechos do segundo episódio logo abaixo, que teve a mediação de Simone Braga, jornalista da TV Câmara no Rio de Janeiro:

Falas de abertura

“A pobreza, e a pobreza extrema na América Latina, no pós pandemia, pode passar de 50% conforme estudos da Cepal. Precisamos de um Estado forte para enfrentar essa conjuntura”

Rudinei Marques, presidente do Fonacate

“Precisamos destacar o papel do Estado, em uma ampla parceria com a sociedade, e com o setor produtivo, neste momento, em função da pandemia”

Paulo Garrido, presidente da Asfoc-SN

“O sistema de saúde é um dos maiores e mais extensos sistemas de saúde do mundo, garantindo acesso integral e universal à saúde de toda população do país. Estará fazendo 30 anos no mês que vem”.

Márcio Gheller, vice-presidente da Anfip

 

Ex-ministros da Saúde

“É fundamental uma liderança nacional do SUS pelo Ministério da Saúde, percorrendo o caminho da Ciência”

José Saraiva Felipe

“Ficou evidente a importância do SUS como patrimônio da sociedade brasileira. Portanto deve ser protegido, qualificado e aperfeiçoado. É evidente que o SUS vem sendo desfinanciado”.

José Gomes Temporão

“Falta informatizar a saúde. Cada brasileiro precisa ter seu prontuário eletrônico. Tem que chegar em qualquer lugar e o médico ter acesso a todo seu histórico. Isso economizará R$ 20 bilhões por ano”

Ricardo Barros

 

Debatedores convidados

“Foi extremamente importante a criação do SUS, no sentido que todo cidadão, indiferentemente de estar vinculado a algum plano de previdência, passou a ter direito a saúde, como um dever de todos e do Estado”

Décio Bruno Lopes, presidente da Anfip

“Lembrando que a Fiocruz completou 120 anos, e também surgiu em uma grande crise sanitária. E que o SUS é resultado da construção e formulação de diversos movimentos sociais em busca de uma solução de justiça social, da universalização e descentralização do sistema de saúde”

Mychelle Alves, vice-presidente da Asfoc-SN

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu