Servidores estaduais do RJ vão à Justiça contra o trabalho presencial nesta fase da pandemia

Entidades em Ação, Serviço Público

A exigência do trabalho presencial em meio ao recrudescimento da pandemia levou o Sindicato dos Gestores Públicos do Rio de Janeiro (GestRio) a recorrer à Justiça. Diante dos riscos de contaminação, a entidade protocolou ação civil pública no TJRJ, nesta terça-feira, para a imediata imposição do trabalho remoto enquanto durar a bandeira sanitária roxa em solo fluminense.

“A ação contesta a mudança abrupta e injustificada dos critérios de colocação dos servidores públicos estaduais em trabalho remoto. No momento mais crítico da pandemia, impor o trabalho presencial como regra milita contra os preceitos constitucionais de preservação da vida e da saúde”, diz o sindicato em nota.

Na ação, o GestRio pede a suspensão do artigo 4º do Decreto 47.556 com base em manifestações anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério Público (MPRJ) sobre o tema.

Caso haja decisão favorável, a medida alcançará cerca de 300 servidores que integram as categorias representadas pelo sindicato: especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Analistas de Planejamento e Orçamento, Analistas de Finanças Públicas, especialistas em Gestão da Saúde e Analistas de Finanças Públicas.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: O Dia

Leia também!

Servidores do Ministério da Saúde vacinam garimpeiros contra Covid em troca de ouro, afirma líder Yanomami

A Hutukura Associação Yanomami afirma que há suspeita de que servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão

Read More...

Câmara do Rio de Janeiro aprova aumento da alíquota de 11% para 14% para servidores municipais

Por 23 votos a 22, a Câmara dos Vereadores do Rio aprovou na noite de ontem, em discussão final,

Read More...

Servidores precisam atualizar dados bancários no Sigepe para receber salário

Entre novembro de 2019 e de 2020, os bancos fecharam 1.444 agências no Brasil, volume 78% maior que nos

Read More...

Mobile Sliding Menu