Servidores públicos pedem indenização por danos morais a Paulo Guedes

Entidades em Ação, No Governo

A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) protocolou ontem (4) na Justiça Federal, em Brasília, ação por danos morais coletivos contra o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A ação, movida em conjunto com outras entidades nacionais dos fiscos, ocorre em razão de declarações contra os servidores públicos e, mais recentemente, contra os servidores do fisco brasileiro.

“O servidor público é essencial para o correto funcionamento da nação, e seu árduo trabalho não pode ser desmerecido, ainda mais por quem tem a obrigação de representar o cidadão na construção de um país mais justo”, disse o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada.

A Febrafite cita na ação, por exemplo, declarações do ministro Paulo Guedes feitas em fevereiro, quando ele comparou servidores públicos a parasitas.

Na ocasião, Guedes afirmou. “O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo. O hospedeiro está morrendo. O cara (funcionário público) virou um parasita e o dinheiro não está chegando no povo”.

Na ação, a Febrafite (ao lado de outras entidades) argumentam que a postura do ministro “fere o Código de Ética da Administração Federal, viola direitos constitucionais garantidos como a honra, a dignidade, a imagem e a privacidade”, entre outros pontos.

Na ação civil pública pede-se a condenação pessoal do ministro e o pagamento de indenização no valor de R$ 200 mil por danos morais. O valor seria revertido para entidades de assistência social que se destacam no combate à pandemia.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: UOL

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu