Servidores voluntários do TRE-RJ promovem a sustentabilidade

Ações, Serviço Público

Uma equipe de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) se dedica a promover a sustentabilidade e incentivar os colegas a reciclar, reaproveitar e evitar o desperdício. Intitulado “Equipe Ambiental”, o grupo nasceu em 2007 pela iniciativa voluntária de um grupo de servidores – entre eles Patrícia Granville, que teve a ideia de propor a coleta seletiva de resíduos no ambiente de trabalho. “Assisti a um programa de TV que abordava o tratamento de resíduos e trouxe a ideia para o Tribunal”, conta.

Hoje coordenado pela servidora Flávia Vidal, o grupo segue desenvolvendo uma série de ações, como a campanha de distribuição de canecas de porcelana como substituição dos copos plásticos descartáveis e a instalação de torneiras e descargas sanitárias ecológicas na sede do TRE-RJ. Também é organizado o “Bazar do Expediente”, que promove o compartilhamento de materiais de escritório que estejam subutilizados nas seções do Tribunal.

Todos os anos, desde 2008, a equipe promove a Semana Ambiental, um evento com palestras e oficinas sobre sustentabilidade, descarte ecológico de resíduos, reciclagem e reaproveitamento. Parte do calendário anual da instituição, o encontro ajuda magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do TRE-RJ a incorporarem práticas sustentáveis nas suas atividades diárias. Também fazem parte do evento uma gincana e uma caminhada ecológica.

Algumas iniciativas de sucesso da Semana Ambiental foram “competições” que buscaram incentivar e premiar a racionalização de recursos. O “Selo Verde”, por exemplo, foi entregue a servidores da Corte Eleitoral fluminense que se destacaram na promoção de práticas sustentáveis em suas áreas de atuação. Em outra oportunidade, foram premiadas as zonas eleitorais do estado do Rio de Janeiro que, em suas atividades diárias, alcançaram, durante certo período, maior redução no consumo de copos plásticos descartáveis, papel A4, toners para impressora e papel-toalha.

 

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: TSE

Leia também!

Evento Live das Carreiras Públicas do SUS – Nesta terça, 8h30

No próximo dia 24 de maio ocorrerá de forma live o evento "Encontro de Lideranças das Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu