Sindicatos italianos convocam greve de servidores para dezembro

Entidades em Ação, Mundo, Serviço Público

Os maiores sindicatos da Itália anunciaram na última terça-feira (17) uma greve nacional no funcionalismo público para o próximo dia 9 de dezembro.

A paralisação foi decidida após a aprovação da Lei Orçamentária de 2021 pelo governo italiano. Segundo as organizações sindicais, o texto não destina recursos suficientes para a renovação dos contratos na administração pública e para garantir a estabilidade dos servidores.

“Na falta dos recursos necessários para trabalhar em segurança, para iniciar uma vasta programação de estabilização dos trabalhadores precários e para o financiamento das renovações, proclamamos greve nacional em 9 de dezembro”, diz um comunicado dos sindicatos.

As entidades afirmam que a paralisação durará o dia inteiro, com “garantia de serviços mínimos essenciais”. A Lei Orçamentária destina 400 milhões de euros para a renovação dos contratos de funcionários públicos, mas os sindicatos alegam que esse montante não é suficiente.

A ministra da Administração Pública da Itália, Fabiana Dadone, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), afirmou que está trabalhando com o Ministério da Economia para garantir mais recursos, porém acrescentou que os sindicatos “exageraram ao brandir o direito de greve frente a um esforço notável em uma situação como essa”.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: IstoÉ, com informações da ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata)

Leia também!

Servidores do Ministério da Saúde vacinam garimpeiros contra Covid em troca de ouro, afirma líder Yanomami

A Hutukura Associação Yanomami afirma que há suspeita de que servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão

Read More...

Câmara do Rio de Janeiro aprova aumento da alíquota de 11% para 14% para servidores municipais

Por 23 votos a 22, a Câmara dos Vereadores do Rio aprovou na noite de ontem, em discussão final,

Read More...

Servidores precisam atualizar dados bancários no Sigepe para receber salário

Entre novembro de 2019 e de 2020, os bancos fecharam 1.444 agências no Brasil, volume 78% maior que nos

Read More...

Mobile Sliding Menu