Sindicatos italianos convocam greve de servidores para dezembro

Entidades em Ação, Mundo, Serviço Público

Os maiores sindicatos da Itália anunciaram na última terça-feira (17) uma greve nacional no funcionalismo público para o próximo dia 9 de dezembro.

A paralisação foi decidida após a aprovação da Lei Orçamentária de 2021 pelo governo italiano. Segundo as organizações sindicais, o texto não destina recursos suficientes para a renovação dos contratos na administração pública e para garantir a estabilidade dos servidores.

“Na falta dos recursos necessários para trabalhar em segurança, para iniciar uma vasta programação de estabilização dos trabalhadores precários e para o financiamento das renovações, proclamamos greve nacional em 9 de dezembro”, diz um comunicado dos sindicatos.

As entidades afirmam que a paralisação durará o dia inteiro, com “garantia de serviços mínimos essenciais”. A Lei Orçamentária destina 400 milhões de euros para a renovação dos contratos de funcionários públicos, mas os sindicatos alegam que esse montante não é suficiente.

A ministra da Administração Pública da Itália, Fabiana Dadone, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), afirmou que está trabalhando com o Ministério da Economia para garantir mais recursos, porém acrescentou que os sindicatos “exageraram ao brandir o direito de greve frente a um esforço notável em uma situação como essa”.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: IstoÉ, com informações da ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata)

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu