Universidades federais têm 823 pesquisas em andamento sobre o coronavírus

#servicopublicofazadiferenca, Entidades em Ação, Pelo País, Serviço Público

#servicopublicofazadiferenca

Na manhã desta segunda-feira (11/5), a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou pesquisa sobre a atuação da universidades federais no combate à pandemia de covid-19. Ao todo, as instituições federais concentram 823 pesquisas em andamento sobre coronavírus. Participaram do levantamento 46 universidades federais das 67 existentes em todo o país, o que representa 68,66% das instituições.

Além disso, os dados obtidos mostram que os hospitais universitários disponibilizaram 2.228 leitos normais e 489 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O total desses leitos incluem leitos próprios e os viabilizados em parcerias para a construção e operacionalização de hospitais de campanha.

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, disse na apresentação do levantamento, que isso mostra a importância das universidades federais neste momento de pandemia. “As universidades vêm cumprindo esse dever de solidariedade com a população de passar informação e conhecimentos, mostrar a necessidade do distanciamento social. Lembrar que, nesse momento, devemos seguir o conhecimento, e não a ignorantes”, afirma.

A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda, citou como exemplo a ação coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “É necessário dar destaque à ação coordenada pela UFPel com a participação de mais de dez universidade gaúchas, sobre a prevalência com o contato do vírus na população. É a única pesquisa no mundo que realizou um levantamento de base populacional, e assim mostrou uma forma de identificar a subnotificação de casos ”, evidencia. 

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Carlos Lucas da Nóbrega, pontuou a união das universidades nesse momento. “A Andifes também se preocupou em congregar as universidades federais para juntar as competências na análise da realidade. Isso é importante, é o papel das universidades analisar a realidade e propor políticas públicas e estratégias para decisões responsáveis nesse cenário”, diz.

Sobre as testagens do coronavírus feitas pelas instituições federais, os dados evidenciam 53 ações sendo realizadas ainda em caráter inicial. Os números de testes diários são cerca de  2.600 por dia e mais de 55 mil testes realizados. Além de 104 ações para produção de equipamentos individuais de proteção (EPIs), sendo, de acordo com informações parciais, 162.964 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6.000 aventais, 2.000 capuzes, mais de 990 mil litros de álcool gel e 912 mil litros de álcool líquido. 

O levantamento também mostra que 697 campanhas educativas estão sendo produzidas pelas universidades federais em todo o Brasil, e 341 ações solidárias estão sendo desenvolvidas junto às comunidades. Parcerias com governos municipais e estaduais estão sendo feitas, são 198 e 79, respectivamente.

Sobre a suspensão de aulas

O presidente da Andifes ressaltou que as universidades federais estão empenhadas no combate à pandemia do novo coronavírus e que, em relação à volta às aulas das universidades que as suspenderam e sobre a possibilidade de aulas a distância, defende a isonomia de cada instituição. “A universidade pública inclusiva visa superar desigualdades, e não aprofundá-las. Por isso, temos muita cautela na continuidade das ações remotas. É importante lembrar que o retorno das aulas presenciais precisa de uma série de ações que precisam ser pensadas antes de cogitar essa possibilidade”, disse.

Mais dados sobre outras universidades federais, que não entraram neste primeiro levantamento, vão ser agregados à pesquisa posteriormente.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: Correio Braziliense

Leia também!

I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do SUS foi realizado

No dia 24 de maio de 2022 ocorreu o evento live "I Encontro de Lideranças de Carreiras Públicas do

Read More...

Transição Energética foi tema de evento realizado pela Agência Servidores

Mas afinal, o que falta para o Brasil estar acelerado de fato na transição energética ?  Esse foi o

Read More...

Reforma tributária: Sindireceita acompanha leitura de novo relatório da PEC 110 no Senado

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sergio Castro acompanhou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Comissão de

Read More...

Mobile Sliding Menu