Abertas inscrições para servidores interessados em participar de projeto sobre vivência da Covid-19 no RS

Ações, No Governo

Servidores e funcionários públicos do Poder Executivo interessados em participar do projeto Documentando a experiência da Covid-19 no RS, liderado pelo Arquivo Público do RS (Apers) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com outras instituições de ensino, pesquisa e memória, têm uma nova oportunidade para colaborar. O período para inscrições foi prorrogado até 28 de maio, com a divulgação dos selecionados marcada para 16 de junho. As inscrições podem ser feitas aqui.

O projeto do Arquivo Público foi criado especialmente para coletar relatos sobre vivências durante a pandemia, que serão preservados enquanto fontes históricas sobre o período e conta com duas frentes de atuação: o preenchimento de um formulário online, aberto a toda a sociedade e de livre participação, e um projeto de história oral com públicos específicos definidos em cada instituição parceira.

O segmento inicial entrevistado pelo Apers consistiu nos gestores públicos diretamente envolvidos no combate à pandemia, especialmente integrantes do Gabinete de Crise, Comitê de Dados e respectivos grupos de trabalho. Desde março de 2021 o Arquivo Público ampliou a possibilidade de participação também para servidores do Poder Executivo estadual. Os entrevistados serão selecionados levando em conta critérios de diversidade e representatividade nas secretarias.

Respeitando o distanciamento social, as entrevistas serão realizadas por meio de plataformas remotas, sendo necessário que os participantes tenham acesso à internet. Como o objetivo é produzir registros históricos, os entrevistados concordam que o Arquivo Público faça a salvaguarda, preservação e disponibilização da pesquisa.

O formulário online pode ser preenchido por qualquer interessado. Basta clicar aqui e responder às perguntas livremente, conforme seus sentimentos e experiências durante a pandemia. Também é possível enviar materiais que ajudem a documentar este momento, como fotografias, diários, cartas, crônicas, desenhos, músicas ou obras de arte, por exemplo.

Mais informações pelo e-mail documentandocovid-apers@planejamento.rs.gov.br.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Leia também!

Servidores querem Guedes fora do Ministério da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já balançou no cargo por várias vezes, vítima de boatos de que seria

Read More...

ISP denuncia Bolsonaro na OEA

A Internacional de Serviços Públicos – Brasil (ISP) denuncia o presidente Jair Bolsonaro na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Read More...

Relatório da reforma administrativa será lido hoje, 13 de maio

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2020), deputado Darci de Matos (PSD-SC), confirmou que a leitura

Read More...

Mobile Sliding Menu