Ex-deputado Luiz Carlos Hauly: “A reforma tributária é a mãe de todas as reformas”

Agência Servidores, Entrevistas, No Congresso, Reforma Tributária

O ex-deputado Luiz Carlos Hauly continua oferecendo os seus serviços ao Congresso Nacional. Autor de um dos textos mais importantes da reforma tributária e defensor do IVA – Imposto Sobre Valor Agregado – ele conversou com a Agência Servidores a respeito de suas expectativas, com o Congresso retomando o debate nesta semana. O consultor tributário diz estar esperançoso de que o Congresso resolva recolocar o assunto em discussão, porque uma reforma, segundo ele, pode ajudar o país a sair da enorme crise econômica que vivemos.

Chamando a reforma tributária de “mãe das reformas”, por ser “a única que ainda não fizemos”, Hauly opina que o atual sistema tributário. “da maneira que ele é composto, interfere na formação relativa de preços e, com isso, com a concorrência. Ele matou o capitalismo brasileiro”.

Para o economista, o Brasil pode “dobrar a exportação de commodities nos próximos 10, 12 anos”, além de “dobrar a produção de comida para o mundo”, isso “sem mexer em um metro quadrado de terras, aumentando apenas a produtividade nas terras já abertas”. Para atingirmos esse potencial, na opinião de Hauly, “a vacina para o Brasil quebrado é a PEC 110/2019, a PEC da Reforma Tributária”. O ex-deputado lembra que a proposta “é filha da PEC 293/2004”, a qual ele foi relator em 2018.

 

Confira a entrevista completa logo abaixo:

 

 

Leia também!

Servidores querem Guedes fora do Ministério da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já balançou no cargo por várias vezes, vítima de boatos de que seria

Read More...

ISP denuncia Bolsonaro na OEA

A Internacional de Serviços Públicos – Brasil (ISP) denuncia o presidente Jair Bolsonaro na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Read More...

Relatório da reforma administrativa será lido hoje, 13 de maio

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2020), deputado Darci de Matos (PSD-SC), confirmou que a leitura

Read More...

Mobile Sliding Menu