Servidores aposentados e pensionistas podem fazer prova de vida por aplicativo

Ações, Carreira, Pelo País

Com o SouGov.br, aplicativo lançado pelo Ministério da Economia exclusivamente para o funcionalismo federal, os aposentados e pensionistas da União, além de anistiados, podem fazer a prova de vida digital. Aqueles que têm a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) iniciam o processo pelo SouGov.br, fazem a validação facial por meio do aplicativo Meu Gov.br e, depois, acompanham a situação da prova de vida pelo SouGov.br.

O ministério ressaltou que o procedimento virtual é uma alternativa ao comparecimento presencial à uma agência bancária para a realização da prova de vida anual: “O que garante mais comodidade e segurança aos beneficiários”, informou.

O SouGov.br permite que todos os beneficiários – independentemente de ter ou não biometria – possam acompanhar a situação da prova de vida por meio do app, obter o comprovante e receber notificações sobre o prazo para a realização da comprovação.

AUXÍLIO E FÉRIAS

Também é possível solicitar auxílio transporte, consultar férias e acessar a carteira funcional digital, entre outras funcionalidades.

De acordo com a pasta, o SouGov.br oferece, ao todo, 24 serviços simples e intuitivos, possíveis de serem acessados a qualquer hora e em qualquer lugar.

50 SERVIÇOS ATÉ SETEMBRO DE 2022

Gradativamente, o Sigepe Banco de Talentos e o Sigepe Gestor também serão migrados para o novo aplicativo. Até setembro de 2022, o SouGov.br oferecerá cerca de 50 serviços aos usuários.

“Para as unidades de Gestão de Pessoas, serão cerca de 40 serviços automatizados, que permitirão um melhor aproveitamento da força de trabalho e dos recursos públicos federais em outras demandas”, informou o ministério.

De acordo com a pasta, os gestores terão acesso a vários instrumentos e informações sobre a força de trabalho da Administração Pública federal, que servirão de apoio na tomada de decisões e na construção de políticas de Gestão de Pessoas.

 

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA: O Dia

Leia também!

Para servidor, Pazuello fez “pressão atípica” em favor de vacina mais cara

A CPI da Covid no Senado investiga nesta semana em que circunstâncias ocorreram os contratos de importação da vacina

Read More...

Pará: Semana de Inovação 2021 terá transmissão ao vivo de 28 a 30 deste mês de junho

A segunda Semana de Inovação em Gestão Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) já

Read More...

Sindilegis e entidades intensificam ações contra a PEC da Rachadinha

Três audiências virtuais com parlamentares, representação no TCU e ofícios direcionados ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL).

Read More...

Mobile Sliding Menu